GESTÃO ESTRATÉGICA DE TI NAS ORGANIZAÇÕES
Junio Henrique Borges
Rosangela Silqueira Hickson Rios
RESUMO
A tecnologia da informação (TI) vem exercendo um papel fundamental em qualquer área de atividade organizacional neste inicio de século. Este movimento está provocando no mundo inteiro, importantes transformações no ambiente organizacional das empresas, afetando diretamente a formulação das suas estratégias e negócios. Neste cenário, entende-se por tecnologias de informação o complexo tecnológico que envolve computadores, softwares, redes de comunicação eletrônica, públicas e privadas e rede digital de serviços, tecnologias de telecomunicações, protocolos de transmissão de dados e outros serviços. Espera-se que o uso estratégico da TI não só sustente as operações de negócio das empresas, mas, principalmente, permita a iniciativa de novas estratégias competitivas.
PALAVRAS-CHAVE
Tecnologia da Informação, planejamento estratégico e organização.
1. INTRODUÇÃO
A Tecnologia da Informação é o conjunto de atividades e projetos criados com recursos de computação ou não objetivando alinhar a TI (Tecnologia da informação) às estratégias do negócio. Até pouco tempo atrás, os recursos computacionais eram utilizados como apoio as tarefas executadas e funcionavam de forma marginal as estratégias corporativas, no entanto, a forte concorrência empresarial, causada principalmente pela globalização, obrigou as empresas a se adequarem as grandes mudanças econômicas e sociais tendo que lidar com a tomada de decisões rápidas e mais confiáveis. Nesse contexto a tecnologia da informação passou a ser vista como oportunidade de negócio se transformando em um valioso recurso estratégico, devendo assim ser gerida de forma adequada trabalhando sempre alinhada com os objetivos da empresa.
Nas corporações modernas, a informação é tratada como um patrimônio, podendo determinar a continuidade ou fim das atividades de uma empresa. Cada empresa deve adequar à gestão da