Gestão Estrategica
Faculdade de Ciências Econômicas
Departamento de Ciências Contábeis
Orçamento Empresarial
Aperfeiçoamento em Controladoria e Finanças
Prof. MSc. Cleberson Luiz
Belo Horizonte/MG
HUGO JOSÉ DE MOURA
ROBERTA LIMA
WILLIAN MENDES
ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DO ESTACIONAMENTO PENTÁGONO
Trabalho da disciplina de Orçamento empresarial apresentado ao Departamento de Ciências Contábeis e ao Departamento de Ciências Administrativas da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial para obtenção do título de pós graduação a nível de Aprimoramento em Controladoria & Finanças.
Orientador: Cleberson Paula
BELO HORIZONTE
FEVEREIRO DE 2014
1. Introdução
A escassez de estacionamentos nos grandes centros urbanos, em especial, Belo Horizonte, vem se transformando em um dos principais pontos de reclamação por parte dos usuários. Com uma frota crescente de veículos que já ultrapassou em 2013, 1,5 milhões, é perceptível a oportunidade que o mercado proporciona para empresas que oferecem serviços de estacionamento.
A iniciativa pública é lenta para solucionar o problema da população. Belo Horizonte ainda não viu sair do papel projetos de melhorias urbanas. Um que alivia a escassez de vagas para estacionamento em vias públicas e outro que revitaliza o Barro Preto, na Região Central da Cidade, não sairam do papel até o final de 2013, e o primeiro edital para construção de 3.895 vagas subterrâneas em nove áreas da capital fracassou por falta de empresas interessadas (fonte, Estado de Minas, publicação 08/01/2014).
O engenheiro civil e mestre na área de transportes Silvestre Andrade Puty Filho (Diretor da Consultoria em Transportes e Mobilidade Urbana TecTran) diz que os estacionamentos não são fundamentais para a cidade. Segundo ele, cada vez mais as vias públicas são destinadas à circulação, o que reduz as vagas para