Gestão Estrategica - Responsabilidade Social
Responsabilidade Social
Introdução
A responsabilidade social consiste não somente em apoiar o desenvolvimento da comunidade e preservar o meio ambiente, ela e responsável por investir no bem-estar de seus funcionários e por um ambiente de trabalho saudável.
Assim, a empresa gira em função da sociedade e do que ela pertence, devendo, em troca, no mínimo prestar-lhe contas da eficiência com que usa todos esses recursos.
O desempenho da empresa e o consumo de recurso que pertencem a sociedade estão ligados a responsabilidade social da empresa, ao usufruir desses recursos, a empresa contrai uma dívida social perante a sociedade.
É através da sociedade que a empresa se viabiliza e utiliza os recursos de capital, de tecnologia e de mão de obra, que são parte do seu patrimônio cultural.
Responsabilidade social pode ser dividida em duas dimensões; interna que foca no funcionários da empresa, no qual o objetivo e motivá-los para um bom desempenho e contribuição no ambiente agradável, com isso gerar grande produtividade para a empresa e a externa que corresponde ao desenvolvimento de ações sociais empresariais que beneficiem a comunidade.
A responsabilidade social corporativa é hoje um componente fundamental da estratégia de uma organização e tal preocupação se justifica. Com o acirramento da concorrência e um mercado consumidor cada vez mais consciente – e exigente – a responsabilidade social de um empresa pode fazer a diferença na hora da compra.
Neste trabalho, conheceremos melhor e abordaremos sobre a responsabilidade das empresas para com a sociedade. Veremos argumentos contra e a favor do envolvimento em atividades ligadas à responsabilidade social e vamos observar as quatro formas de pressão – legal, política, competitiva e ética – exercidas sobre as empresas no sentido de levá-las a cumprir sua responsabilidade social.
As Organizações e a Responsabilidade Social
Os administradores de uma organização têm que