Gestão estrategica na segurança publica. unisul.
A próxima Copa do Mundo de Futebol será realizada no território brasileiro.
Na área de Segurança Pública, os planejamentos estratégicos referentes a esse evento passam a abordar vários aspectos, com o objetivo de dar continuidade ou iniciar procedimentos que garantam a segurança necessária para os participantes nacionais e internacionais diretamente envolvidos nos eventos ou espectadores, esses em grande número.
O planejamento estratégico da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), recebido no seu Estado da Federação como diretriz para o seu planejamento estratégico inclui linhas gerais de ação que envolvem variados aspectos a serem considerados, ensejando a discussão no âmbito da assessoria, com o objetivo da melhor decisão.
Na qualidade de assessor(a) de assuntos estratégicos de segurança pública daquele órgão estadual, você foi chamado(a) para opinar e defender o seu ponto de vista quanto:
• A necessidade de estudo para evolução do emprego das forças policiais (ambiente interno) em situação de confronto, com o uso de armas não letais, preferencialmente (5,0 pontos)
• RESPOSTA:
Espingardas com munições de borracha, pistolas de descarga elétrica, espuma de pimenta, bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo, todos estes equipamentos de menor potencial de letalidade, tende a ser um passo à frente na criação de uma imagem de polícia mais voltada ao serviço ao cidadão e sua segurança para diminuição das mortes, sendo os equipamentos capazes de imobilizar o agressor com impacto e resultados controlados. Sendo assim uma ótima medida a ser adotada para confrontos em ambientes internos. Mas para isto ao adquirir este equipamento, sendo passadas orientações de melhor uso e cursos de capacitação aos agentes que vão utiliza-las.
• Com base na matriz SWOT, a implementação/incremento de nova forma de policiamento preventivo, dentro da filosofia do policiamento comunitário (5,0 pontos).