Gestão Estrategica de Pessoas
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
PAULO ARMANINI GODINHO1
MAGDA DEI TÓS BARRETO2
RESUMO
Lidar com pessoas é um fator determinante para o sucesso de um projeto ou para o crescimento de uma empresa. Descobrir talentos específicos dentro da equipe, motivar os indivíduos, formar lideres, manter a eficiência no trabalho, e especializar a equipe incentivando a participação em palestras e cursos, são estratégias da Gestão de Pessoas. A utilidade e os ganhos destas ferramentas possibilitam que pessoas de qualquer posição hierárquica apresentem um desempenho excepcional na carreira profissional. O artigo decorre sobre habilidades interpessoais que o indivíduo desenvolve no processo de ascensão profissional dentro de uma organização, exemplificado pelo uso da gestão estratégica de pessoas. Após apresentação dos principais pilares que sustentam a teoria é apresentado um estudo de caso, qualitativo e descritivo.
Conclui-se, ao final, que a empresa acredita e investe no desenvolvimento de seus colaboradores para tornarem-se futuros líderes.
Palavras-chave: liderança, gestão estratégia, gestão de pessoas.
1
Engenheiro Civil, atualmente atua como Supervisor de Projetos de Engenharia.
Mestre em gestão de negócios, pós graduação em gestão de pessoas e marketing e graduada em administração. 2
2
1. INTRODUÇÃO
Recursos financeiros são fundamentais para execução de um projeto, sem financiamento não se faz obra, não se constrói. No entanto, a administração moderna comprova que há outro ponto de vista importante quando falamos em recursos para execução de um projeto, recursos humanos.
O tratamento das empresas com os profissionais obtém melhores resultados quando se torna uma relação construtiva, onde o profissional cresce junto com a empresa, e a empresa agrega valores junto ao crescimento do profissional.
Organizações são formadas por pessoas, e, hoje em dia, o trabalho em equipe passou a ser visto como uma ferramenta fundamental