Gestão Estoque
Esse tópico abordando conceitos de Administração Serviço, conceitos relacionados ao Estoque e principais modelos de controle de estoque.
1.1 ADMINISTRAÇÃO
Segundo Maximiano (2000, p.25):
Administrar é o processo de tornar, realizar e alcançar ações que utilizam recursos para alcançar objetivos. Embora seja importante em qualquer escala de aplicação de recursos, a principal razão para o estudo da administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas que tornas as organizações mais ou menos capaz de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos.
Na visão de Silva (2002), o foco da administração é a utilização eficiente e eficaz dos recursos com intuito de alcançar metas e objetivos. Importante diferenciar o significado de eficiência e eficaz, sendo eficiência o esforço para fazer as coisas da maneira certa, e assim quanto menor o esforço maior a eficiência. Já eficácia corresponde a fazer as coisas certas no tempo certo. Dessa forma, apenas ser eficiente não é o suficiente, é necessário ser também eficaz.
1.2 ESTOQUE
Estoque é um conjunto de bens armazenados que possuem suas características próprias para atingir objetivos e necessidades da empresa. Podem ser considerados itens do estoque de uma empresa todo item armazenado em um depósito, almoxarifado, gaveta, prateleira ou então armário, que é utilizado tanto na produção ou administrativamente. (MOURA, 2004). Segundo Correa (2000) a necessidade de conciliação entre as flutuações de demandas e as taxas de fornecimento de insumos e matérias-prima é a grande impulsionadora para a existência do estoque. Para Martins (2006), podem ser citadas como as principais funções do estoque:
Garantir à organização o abastecimento de materiais, diminuindo os efeitos de atraso no fornecimento desses materiais, a variação no suprimento e os risos de dificuldade no fornecimento;
Proporcionar economias de escalas a