Gestão escolar
A globalização traz inúmeros benefícios para uma população, são movimentos de aprendizagem que vão buscar informações de fora para dentro, no entanto não devemos esquecer que para entendermos o processo como um todo, devemos sempre nos conhecer, ou seja, fazer movimentos de aprendizagem de dentro para fora.
Para que a escola funcione com este intuito de movimentação de aprendizagem é necessário que se tenha em mente um projeto pedagógico especifico e um currículo transversalmente educativo e motivador. Sendo necessário observar a sua materialização dentro da escola. Como se organiza o processo de ensino-aprendizagem, como se dá a relação existente entre professor e aluno e como este é capaz de acompanhar as mudanças que ocorrem dentro da unidade escolar com uma capacidade renovadora.
A gestão deles não está relacionada apenas a equipe gestora de uma escola, é necessária a atuação de todos que formam a escola e que estão envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, sendo muito mais que uma relação de conteúdos a serem trabalhados, mais sim a demonstração de quais são as intenções da escola nesse processo, e como estes tem o poder de atuar dentro da organização da escola, determinando seu caráter político, pedagógico e organizacional, fundamental para formar cidadãos coerentes e engajados.
Ambos visam o melhoramento da qualidade de ensino, que vai do relacionamento existente entre docente e discente até a relação entre escola e comunidade. É através do projeto político pedagógico que os educadores, os funcionários, os discentes e pais demonstram o tipo de escola que desejam; demonstram os fins a serem alcançados pela escola; e a escola demonstra que tipo de cidadão quer formar. No meu entendimento, é isso que devemos buscar no momento em que decidimos ser educadores, transversalizar conhecimentos e