Gestão Escolar
Joacir Lucas de Deus1
Resumo
O objetivo fundamental do presente artigo é contextualizar a importância da gestão escolar para a resolução de problemas escolares buscando compreender como se desenvolve a organização escolar, o trabalho coletivo, a participação da comunidade e como se criam novas atitudes que estimulem o progresso, o desenvolvimento educacional e profissional.
Abstract
The primary objective of this paper is to contextualize the importance of school management to solve school problems trying to understand how to develop a school organization, collective work, community involvement and how to create new attitudes that foster progress, the educational development and professional.
Palavras-Chaves: Gestão Escolar, Comunidade e Escola
1INTRODUÇÃO
Hoje em dia almejamos uma que busque qualidade, e esta por sinal, vem tentando desenvolver metodologias que dêem assistência na gestão, trazendo assim a participação da comunidade.
Para que os gestores das escolas concretizem uma tarefa articulada com seu grupo, devem ter como objetivo principal, criar um clima equitativo e fundamentado nas situações do cotidiano escolar, decompondo o comando entre os campos da escola. O diretor não estará perdendo poder, mas sim repartindo responsabilidades.
2 DEFINIÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR
Para Lück (2000), a gestão escolar arranja um caráter de ação que designa promover a organização, a coordenação, a mobilização e a articulação de todas as condições humanas e materiais na escola, com o alvo de garantir o avanço dos procedimentos socioeducacionais da instituição de ensino, orientadas para o desenvolvimento de cidadãos capazes de enfrentar adequadamente a sociedade atual. Entende-se, dessa forma, que o objetivo final da gestão escolar é a aprendizagem dinâmica e significativa dos alunos.
A maior afronta no que se refere à gestão escolar diz respeito à qualificação do gestor. De acordo com