Gestão Escolar e as tecnologias de informação e comunicação
GESTÃO ESCOLAR E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Introdução
A acelerada renovação dos meios tecnológicos nas mais diversas áreas, influencia, consideravelmente, as mudanças que ocorrem na sociedade. O acesso às tecnologias da informação e comunicação amplia as transformações sociais e desencadeia uma série de mudanças na forma como se constrói o conhecimento. A escola, bem como os outros lugares onde se fomenta o currículo, não pode desconsiderar esses movimentos.
A utilização de tecnologias de informação e comunicação (TICs) concretizam-se cotidianamente no
ambiente
escolar,
compreendendo
aspectos
pedagógicos,
administrativos e de gestão, assim, tornam-se suporte para encaminhamentos e tomadas de decisões, levando-se em conta sua capacidade de favorecer a comunicação e o registro de situações.
A inserção de novos recursos tecnológicos na escola (Tecnologia Educacional) encurta as distâncias, promove novos agenciamentos, aproxima dentro do mesmo currículo as esferas político-administrativas, aproxima as salas de aula entre si, dentro da escola e entre as escolas, numa atividade de interação com vistas tanto à apropriação do conhecimento quanto à criação de novos saberes.
A incorporação das TICs vem se concretizando com maior freqüência nas situações em que diretores e comunidade escolar se envolvem nas atividades como sujeitos do trabalho em realização, uma vez que o sucesso dessa incorporação está diretamente relacionado com a mobilização de todo o pessoal escolar, cujo apoio e compromisso para com as mudanças envolvidas nesse processo não se limitam ao âmbito estritamente pedagógico da sala de aula, mas se estendam aos diferentes aspectos envolvidos com a gestão do espaço e do tempo escolar, com a esfera administrativa e pedagógica.Daí a importância da formação de todos os profissionais que atuam na escola, fortalecendo o papel da direção na gestão das TICs e na busca de condições para o seu uso no