Gestão escolar democrática:
A palavra gestão educacional surgir a pouco tempo, sendo que vem sendo ligada ao fortalecimento da democratização do processo pedagógico.
Neste processo, deve haver a cooperação de todos os envolvidos no processo de ensino, sendo que todos os participantes deste processo devem agir de forma efetiva e significativa, ou seja, os profissionais que atuam nesta área devem ter um compromisso coletivo com os resultados educacionais .
Houve a necessidade de mudar a maneira de agir no âmbito escolar, pois a realidade atual é outra, muito diferente do que passou, pois os fatos e fenômenos mudaram de significado ao longo do tempo. A mudança de designação de administração para gestão educacional está sendo muito discutida, pois este novo termo veio com a necessidade de levar em consideração à nova realidade em que a educação se encontra na atualidade.
Faz-se necessário a ação conjunta entre os profissionais da educação no meio escolar, pois para que o ensino seja de qualidade, é preciso que os mesmos encontrem um caminho certo, deixando aquele conservadorismo, pois o trabalho deve ser feito com um conjunto de ações pedagógicas articuladas.
A tomada de decisão da gestão democrática e participativa nas escolas deve ser de forma que todos envolvidos compartilhem as responsabilidades . Sendo assim, a busca de soluções próprias para os problemas que surgem seriam feitas em cada unidade escolar. Logo, a gestão escolar deve equilibrar autonomia e participação.
O relacionamento participativo é fundamental, sendo que cada um faz parte da organização e do sistema educacional, onde os envolvidos devem agir sempre em conjunto para a construção de uma realidade social.
Quando as ações são realizadas de forma conjunta, começa surgir então, ações coordenadas, que são necessariamente desenvolvidas e aperfeiçoadas pelos membros da instituição. Logo, neste