Gestão empresarial
Todas as tarefas em uma empresa podem ser delegadas, menos a visão de futuro. Esta é uma tarefa exclusiva de seus criadores e dirigentes que deve ser mostrada aos colaboradores e constantemente reforçada. Quando isto é feito, instila-se uma atitude de proprietário nos colaboradores que certamente se comprometerão com o futuro da empresa.
Estabelecido este ponto, seus dirigentes poderão delegar mais, dedicando-se a cuidar do futuro da companhia, pois terão pessoas administrando o lado operacional do empreendimento.
Acompanhar os movimentos do mercado e dos concorrentes é tarefa fundamental para todos os dirigentes. A batalha pelo futuro não começa como uma batalha pela participação de mercado, mas como uma batalha pela liderança intelectual.
Existem empresas que são inovadoras e são seguidas pelas demais e outras que seguem o mercado.
Muitas empresas, embora não inovadoras, acabam tendo mais sucesso que as inovadoras, pois embora copiem os produtos os oferece com maior competência e criam na mente do prospect a percepção de empresa de vanguarda.
Há uma frase em marketing que pode ser questionada , mas que carrega consigo muita verdade: “O que impulsiona o sucesso não são fábricas, instalações, produtos e pessoas, o que impulsiona o sucesso é ocupar um lugar na mente do prospect ”.
Quem tem enormes verbas para propaganda pode seguir esta frase ao pé-da-letra, quem não dispõe, e a maioria das empresas não dispõe, terá que estar ao lado do cliente para torná-la verdadeira, momento em que as pessoas exercem tarefa fundamental.
Acompanhando o mercado e os movimentos dos concorrentes poderemos sempre descobrir “o que ” fazer para encantá-lo. Muitas empresas sabem o que fazer , porém os resultados não aparecem. Por que isto acontece?
Administração tem a ver com “como”. Muitas empresas estão obcecadas pelo o “ que “ e esquecem o “ como “ fazer. Quando as pessoas não sabem “ como “ fazer , não conseguem produzir o “ que”.
É muito comum