Gestão empresarial
2.5 As causas do Acidente do trabalho
Segundo Marras (2007), acidente do trabalho é um acontecimento involuntário resultante tanto de um ato inseguro quanto de uma situação sui generis que possa causar danos ao trabalhador e à organização que o obriga.
Para Chiavenato (2004), as razões que sempre fazem acontecer um acidente são:
Condições inseguras: É a condição física ou mecânica existente no local, na maquina ou equipamento ou na instalação, o que leva a ocorrência do acidente. Seguro Atos inseguros: É a violação de procedimento aceito como seguro, ou seja não utilizar o equipamento de proteção individual, conversar durante a execução do serviço, fumar, dar manutenção em maquina ligada.
2.5.1 Prevenção dos Acidentes
Segundo Chiavenato (2004), é necessário minimizar as condições inseguras no ambiente de trabalho. Mas as causas do acidente podem ser atribuídas a ansiedade, agressividade, falta de controle emocional. Essas tendências de comportamento levam a atos inseguros. Para Câmara (2002), a maioria das causas acontece por atos inseguros, seguidos de condições inadequadas para a sua realização, conforme o quadro apresentado a seguir.
Quadro 1 – Por que os acidentes acontecem
CONDIÇÕES CAUSAS PREVISIVEIS CAUSAS IMPREVISIVEIS
ORIGEM ATOS INSEGUROS CONDIÇÕES
INADEQUADAS
FENOMENOS CLIMATICOS
ATOS TERRORISTAS
FATOR DE ORIGEM HUMANO AMBIENTE X
PATICIPAÇÃO
PERCENTUAL
70% dos *acidentes 30% dos *acidentes X
INCIDÊNCIAS
DAS CAUSAS
98% dos acidentes* 2% dos *acidentes
Percentuais aproximados (*)
Fonte: Câmara, 2002.
Segundo dados do Anuário da Previdência Social, em 2001 houve cerca de 340 mil acidentes de trabalho. Em 2007, esse número elevou-se para 653 mil e, em 2009, chegou a
723 mil ocorrências, dentre os quais 2.496 óbitos. Ou seja, são quase sete mortes por dias em virtude de acidentes do