Gestão Empresarial
INTRODUÇÃO
Este trabalho pretende discutir e explanar sobre o papel da Gestão e do Orçamento Empresarial em uma organização, com suas dificuldades, facilidades, teorias, métodos e importância.
Traz opinião de especialistas na área e abrange conceitos relevantes deste contexto.
Gestão e Orçamento Empresarial
2.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO
O orçamento é uma previsão que deve representar a materialização de uma estratégia, por exemplo, para a realização da Missão da organização, mas também para: evitar desperdício de gastos, planejar aquisições e vendas e plano de ação de modo geral.
2.2 ORÇAMENTO GERAL
O orçamento geral é composto de vários orçamentos específicos, que são agrupados e elaborados em seqüência lógica, como efetivamente ocorrem os fatos empresariais na prática. Segue um exemplo de seqüência eficiente:
• 1: orçamentos de vendas;
• 2: orçamento de produção;
• 3: orçamentos de gastos e despesas;
• 4: orçamentos de compras e vendas;
• 5: orçamentos de investimentos;
• 6: orçamentos de financiamentos
2.3 ORÇAMENTO FLEXÍVEL
Existem grandes variações entre o orçamento e o desempenho real da empresa. Isso ocorre porque o orçamento é feito com base num determinado volume de operação que muitas vezes difere das operações reais.
Para essas variações foram desenvolvidos procedimentos que ajustam os valores orçados aos níveis reais de operação. O orçamento que contém, além dos valores totais, informações unitárias para os itens variáveis, é qualificado como flexível ou variável, onde os limites totais de despesas variam em função do nível de operações adotado.
2.4 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO
A preparação de um orçamento é um dos passos mais importantes para a garantia da continuidade de uma empresa.
É o orçamento quem mostra, por exemplo,