reforma ortografica
Em 16 de dezembro de 1990 foi assinado em Lisboa um acordo entre Portugal, Brasil, Angola é tome e Príncipe, Cabo verde, Guiné-Bissau, Moçambique e depois por Timor leste. O acordo ficou conhecido como acordo ortográfico da Língua. No Brasil, foi aprovado pelo decreto legislativo, de 18 de abril de 1995.
Apesar de ter sido proposto há décadas, só entrou em vigor em 2008 porque aguardavam a ratificação de Portugal, que ocorreu no mesmo ano.O decreto n6.583/08 foi assinado pelo então presidente Lula que na época era o atual presidente. Embora a grafia passe a ser unificada, a pronuncia e o vocabulário não mudarão. Foi determinado o prazo de até 2013 para que os brasileiros absorver-se todas as mudanças. Tornaria obrigatórias a partir deste ano, exceto para os livros didáticos que em 2010deveriam se adaptar.
Vamos ver as principais mudanças:
1-O nosso alfabeto era de 23 letras com a reforma ortográfica passou a ter 26 letras. Foram introduzidas K,W,Y.
As letras K, W, Y são usadas em várias situações. Por exemplo:
a)Na escrita de símbolos de unidades de medida Km( quilômetro), Kg(quilograma),W(watt);
(b) na escrita de palavras e nomes estrangeiros (e seus derivados);show,Wind surf ,king fu,yinyanga,Willam.
Trema
N ao se usa mais trema (¨),sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela deve se pronunciada nos grupos gue,gui,que,qui.O trema permanece apensa nas palavras. Estrangeiras e em suas derivadas.
Como era como fica
Lingüiça linguiça
Tranqüilo tranquilo 1-Não se usa mais acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas. essa regra é somente válida somente para palavras paroxítonas,assim continuam a ser acentuadas as palavras oxítonas terminadas em eis,eu,éus,oi,óis.
Como era como fica
Bóia boia
Coréia coreia
2-nas palavras paroxítonas não se usam mais o acento no i e no u