Gestão Empresarial
Em nosso primeiro tópico iremos falar um pouco sobre os conceitos de orçamento, tais como o orçamento hoje, segundo Horngren, Datar e Foster (2004) é a ferramenta contábil comum que as empresas usam para planejar e controlar o que elas precisam fazer para satisfazer seus clientes e ter sucesso no mercado. Desta forma, fornecem ainda um padrão de resultados financeiros que uma empresa espera alcançar em suas atividades planejadas.
Ao planejar o futuro, para Horngren, Datar e Foster, os gerentes aprendem a antecipar problemas em potencial e como evitálos. Em vez de enfrentarem problemas futuros, os gerentes podem direcionar suas energias na exploração de oportunidades.
O orçamento, financeiro de uma organização apura basicamente a entrada e saídas de recursos financeiros e materiais para o desenvolvimento de suas atividades. Ele serve para calcular os gastos e tem como objetivo apurar a necessidade de recursos provinientes de seu cotidiano e também apurar lucro.
O orçamento segundo Welsch (1983), é um planejamento administrativo de todas as operações da empresa, a qual objetiva as acontecimentos de um período futuro definitivo. O autor ressalta também que é uma expressão formalizada de políticas, planos, objetivos e metas estabelecidas.
Agora para se falar em orçamento geral, podemos dizer que o orçamento mestre de uma empresa é subdividido em orçamento operacional e orçamento financeiro. O orçamento operacional demonstra a total funcionalidade da cadeia de valores, pesquisa e desenvolvimento de produtos para melhor atendimento aos clientes etc, ou seja, é a sustentação operacional da organização.
O orçamento financeiro, por sua vez é composto pelo orçamento de dispêndio de capital, do orçamento de fluxo de caixa, do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício.