Gestão empresarial
GESTÃO EMPRESARIAL
A HORA DA MUDANÇA
A HORA DA MUDANÇA
PROCESSO PLANEJADO: Um modelo que representa claramente a mudança planejada foi definida por J.P.Kotter; Há oito etapas que os gestores devem seguir se almejam ser bem sucedidos; As primeiras quatro etapas ajudam a confrontar o status quo organizacional; As três seguintes permitem a introdução de novas práticas; A última infunde a mudança na cultura da organização.
A HORA DA MUDANÇA
Não se deve queimar etapas, a tese de Kotter sustenta que a sequencia precisa ser observada para que surta o efeito desejado. Segundo Kotter: em primeiro lugar as mudanças bem sucedidas tendem a aderir a esse processo em várias fases sequenciais que geram poder e motivação suficientes para acabar com as fontes de inércia. Em segundo lugar, a eficácia depende em considerável medida, da qualidade da liderança e não apenas da excelência da gestão.
OS OITOS PASSOS DA MUDANÇA PLANEJADA
Estabelecer um sentido de urgência;
Criar uma poderosa equipe de dirigentes;
Desenvolver visão e estratégia; Estabelecer uma comunicação eficaz da visão; Remover obstáculos e passar à ação;
Gerar ganhos de curto prazo;
Consolidar ganhos e produzir mais mudanças; Ancorar novas abordagens na cultura da organização.
MODELO PARA A MUDANÇA - VIARMA
Compreende seis etapas: VISÃO, IMPLEMENTAÇÃO, ATIVAÇÃO, RECONHECIMENTO, MONITORAÇÃO/CONTROLE E APOIO. A visão, a ativação e o apoio estão diretamente relacionados com a LIDERANÇA. A implementação, a monitoração/controle e o reconhecimento representam o processo de GESTÃO. A liderança é um processo mais transformacional, de longo prazo e afetivo, enquanto a gestão é mais fria, racional, controladora e de curto prazo. Embora