Roteiro do daens um grito de justiça
DAENS – UM GRITO DE JUSTIÇA
Titulo: Daens - um grito de justiça
País de origem: Bélgica, França, países baixos (Holanda)
Gênero: drama / biografia/ histórico
Tempo de duração: 138 minutos
Ano de lançamento: 1982
Direção: Stijn coninx
QUESTÕES:
1- Resumo do filme.
A história do filme ocorre na cidade do Aalst, Bélgica no final do século 19. Ele relata a realidade dos operários incluindo mulheres e crianças que eram escravizados nas indústrias de tecidos onde eram tratados como animais trabalhando em um ambiente insalubre e hostil sem nenhum tipo de segurança onde acidentes e mortes principalmente de crianças eram comuns.
Um povo que estava totalmente a mercê de uma sociedade e da igreja católica que tinha poder, mas se fazia indiferente com tal situação porque isso era conveniente aos poderosos. Até a chegada do padre Daens na cidade um homem justo que não se conformou em ver o sofrimento daquele povo e começou a lutar para mudar essa realidade, ele contou com o apoio dos operários em especial da jovem operaria Nett Schmitt que assim como o padre Daens não se conformava com tana injustiça. A luta dos operários se do pedido de do sufrágio universal que é o direito do voto que contou com apoio do Daens, onde o mesmo foi eleito deputado pelos operários propondo uma reforma que garantiria os direitos dos operários do Aalst. Mas a igreja católica deu seu jeito para derrubá-lo e impedi-lo de exercer sua função causando grande revolta nos operários.
2- Descreva sucintamente os seguintes personagens do filme:
PADRE DAENS: um homem revolucionário que lutava por justiça onde quer que esteja, com ideais e propósitos que não agradava muito a burguesia.
NETT SCHMITT: jovem, humilde e corajosa, operária que trabalhava na fábrica de tecidos, que não se conformava com a situação precária que ela e seus colegas eram submetidos nas fábricas.
3- Descreva as condições de trabalho das crianças, homens e mulheres: