An Lise Do Filme Daens
Centro de Estudos Sociais Aplicados – CESA
Serviço Social – Noite
Análise do Filme:
Daens – Um Grito de Justiça
Diretor: Stijn Coninx
Disciplina: Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I
Professor (a): Sâmbara Paula
Monitor: Antônio Israel
Aluno (a): Naiane Zilma da Silva
Fortaleza – Ceará
2013
Filme: Daens – Um Grito de Justiça
O filme Daens – Um Grito de Justiça retrata uma pequena cidade chamada Aalst, localizada na Bélgica na segunda metade do século XIX, trazendo como temática principal a questão social, política, ideológica e moral produzidas pela expansão e consolidação do capitalismo.
Em meio a esse cenário turbulento e opressor, o filme demonstra de forma clara as condições de trabalho e de vida em que eram submetidos à classe trabalhadora, como também a grande força da ideologia ligada à Igreja Católica que contribuía para perpetuar aquele cenário de desigualdade e exploração, de uma classe sobre a outra.
Entretanto, com a chegada do padre Adolf Daens para assumir a Igreja local daquela pequena cidade, o pensamento e a consciência por parte do proletariado começou a se modificar, a partir do momento em que ele se utilizou dos artigos publicados no jornal de seu irmão, que era ligado ao partido católico, para suscitar um olhar mais piedoso ou até mesmo mais justo por parte da alta burguesia da cidade em relação às precárias condições de trabalho e de vida do proletariado. Porém, sua atuação não foi bem vista, pela classe burguesa, pois a mesma não tinha qualquer interesse em modificar aquela realidade, tendo em vista, que para ela o proletariado era apenas uma força de trabalho. Comparado a uma mera e qualquer mercadoria, em que eles se utilizavam apenas para expandir o seu capital, ficando claro nessa perspectiva a grande desvalorização do ser-humano, que cerceava as relações sociais, tornando desta forma, mais difícil à sobrevivência do trabalhador e de sua família.