Engenharia
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
DESIGN DE SINALIZAÇÃO - CADERNO DE REFERÊNCIA
O conteúdo deste documento é uma coletânea de trabalhos de vários autores e destina-se estritamente para uso acadêmico. Para fazer citações utilize as obras originais referenciadas no final ou ao longo do caderno.
Fonte: Cris Schiavenin, (www.chocoladesign.com)
Curso: Design Disciplina: Projeto 3 - Design de Sinalização Orientadoras: Claudete Barbosa Ruschival
Observações importantes: Nesta disciplina não são aceitas entregas fora do prazo ou conteúdo de trabalho sem o acompanhamento ou conhecimento da professora. Justificativas de atrasos e faltas somente com respaldo legal (ver critérios no estatuto da Universidade).
2
1. - CONCEITOS FUNDAMENTAIS
1.1. INTRODUÇÃO Uma das conseqüências do crescimento urbano tem como efeito o adensamento arquitetônico, que deu origem a uma nova especialidade, a sinalização que se volta para solucionar problemas de circulação, de pessoas e veículos, em função dos limites que a arquitetura possui, pois a mesma por si só não é suficiente. É como se a arquitetura funcionasse como um remédio para uma arquitetura mal programada ou grande demais. Porém, não se trata apenas de uma questão de circulação, a sinalização de um espaço construído ou natural deve fornecer informações culturais sobre o que ali se passa, ou se passou. Além da questão de circulação e de cultura, sinalizar um espaço diz respeito a uma cordialidade para com o público. Podendo ser percebido imediatamente quando a sinalização é implantada: o que antes era confuso e desinformado, depois de sinalizado torna-se claro, lógico e coerente. Tudo fica à vista, nada mais é escondido e incompreensível, portanto passa a existir como pano de fundo desse espaço uma organização que, antes, se havia, não parecia haver. Pergunta-se: O que é sinalizar? Sinalizar é transmitir, instantaneamente, uma informação clara e objetiva. Por exemplo: banheiros à direita! Ou Pare! Proibido fumar! Etc. Quando essas