Gestão em RH
Com o desenvolvimento de novas culturas de trabalho, a Gestão de Pessoas passou a ter maior importância, pois as empresas se tornaram maiores, mais complexas e desenvolvidas na área tecnológica. Isso passou a exigir mais profissionalismo na escolha e na contratação de pessoas, melhor qualificação etc.
A partir daí, surgem grandes áreas de Recursos Humanos divididos por área de atuação, que assumem a responsabilidade pela administração dos funcionários, ou seja, contrata, promove, demite, treina, desenvolve, etc.
2) Levando-se em conta atualmente os novos conceitos de administração e de gestão participativa, pode-se afirmar que o grande diferencial das organizações corresponde ao seu potencial humano. Nesse sentido é fundamental que as organizações busquem manter níveis de satisfação elevados entre as pessoas a fim de obter o efetivo comprometimento destas com os objetivos organizacionais. O gerenciamento de um clima organizacional que atenda às necessidades dos colaboradores de uma organização torna-se mais eficiente direcionando o comportamento motivado para a busca dos objetivos da organização. O clima de uma organização é considerado favorável quando melhora o moral interno satisfazendo as necessidades pessoais dos seus colaboradores e proporcionando um sentimento de bem-estar no ambiente de trabalho. Quando essas necessidades não são atendidas, surge um clima desfavorável, ou seja, um sentimento de insatisfação e frustração no contexto de trabalho.
Uma organização que se preocupa com o bem-estar dos colaboradores no trabalho deve manter uma atitude proativa para medir e trabalhar o nível de satisfação