Pesticidas
CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA, SOLO E AR POR AÇÃO DOS COMPOSTOS ORGANOCLORADOS, PESTICIDAS E METAIS PESADOS
OUTUBRO DE 2013
CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA, SOLO E AR POR AÇÃO DOS COMPOSTOS ORGANOCLORADOS, PESTICIDAS E METAIS PESADOS
xxxxxx
OUTUBRO DE 2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
A degradação dos recursos naturais e a contaminação da água, solos e ar por pesticidas, metais pesados e organoclorados vem crescendo e trazendo graves conseqüências para o ambiente e para a saúde humana. O crescimento da atividade agropecuária e industrial vem influenciando na contaminação do meio ambiente com uso de pesticidas proibidos ou em excesso e escoamento para o ambiente sem o tratamento adequado, prejudicando não apenas o local de despejo ou de uso e sim qualquer parte do planeta, pois são materiais de difícil decomposição e podem ser transportados facilmente pela atmosfera, rios, mares, etc.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Metais Pesados
Os escoamentos de resíduos industriais são as principais fontes de contaminação das águas dos rios com metais pesados. Indústrias metalúrgicas, de tintas, de cloro e de plástico PVC, entre outras, utilizam mercúrio e outros metais em suas linhas de produção e acabam disseminando uma parte deles na água. Outra fonte de contaminação do ambiente por metais pesados são os incineradores de lixo urbano e industrial, que causam a sua volatilização e formam cinzas ricas em metais, como mercúrio, chumbo e cádmio.
Os metais pesados não podem ser destruídos e são altamente reativos do ponto de vista químico. Quando lançados na água como resíduos industriais, podem ser absorvidos pelos tecidos animais e vegetais. Uma vez que os rios tem sua vazão no mar, os poluentes podem chegar até as águas salgadas e uma parte depositar-se no