Gestão em ongs
Com o crescimento do terceiro setor, setor este que está relacionado às organizações sem fins lucrativos, tem se observado a deficiência nas gestões dos mesmos que apresentam muito a falta de profissionalização. As organizações do chamado Terceiro Setor comportam características peculiares, como a ausência da finalidade do lucro e a incorporação de mão-de-obra voluntária, que em geral, não são contempladas pelos modelos tradicionais de gestão.
Nesse projeto estaremos discutindo o caso da ONG NEAFA, apresentando as dificuldades observadas e mostrando possíveis soluções aplicáveis junto a conceitos estudados na administração. Dentro da análise que deve ser realizada para se identificar e melhor compreender as necessidades específicas de gestão nas organizações sem fins lucrativos.
METODOLOGIA
De acordo com a proposta de Vergara (2009) , que apresenta dois critérios para caracterizar uma pesquisa – quanto aos fins e quantos aos meios – o presente projeto se enquadra da seguinte forma:
Quanto aos fins: trata-se de uma pesquisa descritiva e explicativa, pois tem como finalidade descrever e analisar os principais aspectos que permeiam as instituições que estão inseridas no terceiro setor, com foco no caso em estudo .
Quanto aos meios : trata-se de uma pesquisa de campo, pois se utiliza uma investigação empírica no lugar onde ocorre ou ocorreu o(s) fenômeno(s) estudados. No caso fazendo entrevistas, observações ou aplicando questionários .
Sendo assim o projeto decorre das caracterizações do Terceiro setor, logo após a apresentação do objeto de estudo com breve histórico detalhando as dificuldades encontradas ao longo do caminho, depois possíveis teorias que podem ser aplicadas através de conhecimentos adquiridos.
TERCEIRO SETOR
A ideia de Terceiro Setor nasce a partir da concepção de que existem outros dois setores na dinâmica econômica, a saber: O primeiro setor, correspondente ao