Gestão Econômica Resumo
Gestão Econômica
Grupo:
Leilyane Tôrres
Caruaru, 11 de junho de 2014.
Gestão Econômica
1. Introdução Engenharia Econômica
É a área da Engenharia de Produção que através da matemática financeira fornece ferramentas para a tomada de decisão baseada nas análises de custos, investimentos e riscos, sempre respeitando o valor do dinheiro no tempo.
Segundo a APEBRO, “engenharia econômica é a área da Eng. Produção responsável pela formulação, estimação e avaliação de resultados econômicos para avaliar alternativas para a tomada de decisão, consistindo em um conjunto de técnicas matemáticas que simplificam a comparação econômica.” E esta dividida em: Gestão Econômica, Gestão de Custos, Gestão de Investimentos, Gestão de Riscos.
Gestão Econômica
De acordo com Fernandes e Sell (2008, p.2) no artigo Aplicação do modelo de apuração de resultado sob a ótica da gestão econômica à micro e pequena indústria de panificação: um estudo de caso. Gestão Econômica significa administração por resultado. O objetivo da gestão econômica é a melhoria da produtividade e da eficiência operacional, sendo inteiramente voltado para a eficácia empresarial, cuja concretização se verifica pela otimização do resultado Econômica.
Gestão de Custos
De acordo com Padoveze (2006,p.4) “Podemos então definir genericamente custos como sendo a mensuração econômica dos recursos(produtos, serviços e direitos) adquiridos para a obtenção e a venda dos produtos e serviços da empresa.”
A Gestão de Custos está envolvida em todas as etapas do processo produtivo. Os esforços dos gestores de custos sempre estarão voltados para minimização destes, para que o produto possa ser efetuado nos limites dos custos previstos e adentre o mercado em uma posição competitiva.
Gestão de Investimentos
“Considera-se investimento a situação na qual ocorre inversão de capital de alguma forma, podendo ser