Gestão ecolar
KESSE VALESCA BOSSOLAN
O DESAFIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM ESCOLAS
UNIVERSIDADE UNIÍTALO
TAUBATÉ - 2009
KESSE VALESCA BOSSOLAN
O DESAFIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM ESCOLAS
Monografia apresentada como exigência parcial de avaliação do Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar, pela Universidade Uniítalo sob a supervisão da Orientadora Míriam Romagnoli.
UNIVERSIDADE UNIÍTALO TAUBATÉ 2009
AGRADECIMENTOS
Além de Deus, que continuamente nos dá força e faz com que surjam momentos únicos em nossas vidas, tenho muitas pessoas a agradecer em razão da ajuda, da acolhida, das críticas e das sugestões que me deram. Algumas em especial. Ao professor João Tomaz de Oliveira, orientador, pela confiança e pelas orientações baseadas na crítica, na exigência, no rigor metodológico e na amizade visando ao crescimento e ao progresso da aluna. Aos professores do Curso de Especialização em Gestão Escolar do Instituto Educacional de Carapicuíba - SP, que, com seu conhecimento contribuíram para minha formação profissional. À minha família, pelo apoio nos momentos mais difíceis.
“Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...” (ALVES, 1994, p.01)
RESUMO O presente estudo tem como tema a gestão democrática escolar, e objetivou conceituá-la e descrevê-la para que seus ideais pudessem ser entendidos. No cenário de transformações rápidas e de turbulência em todos os setores da vida das pessoas, a educação é um dos pontos mais relevantes a serem revistos, para que as mudanças sejam aproveitadas e acompanhadas da melhor forma possível. A gestão democrática na escola é uma nova visão que agrega os conceitos de autonomia e de participação e valoriza a comunidade para a melhoria das condições da educação e das relações no ambiente escolar. A metodologia utilizada para a realização