Desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade: Qualidade ou condição do que é sustentável, é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Sustentabilidade Ambiental: Conservação geográfica, equilíbrio de ecossistemas, erradicação da pobreza e da exclusão, respeito aos direitos humanos e integração social. Abarca todas as dimensões anteriores através de processos complexos.
Desenvolvimento Sustentável: Um modelo econômico, político, social, cultural e ambiental equilibrado, que satisfaça as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades.
O planejamento ambiental tem o papel de direcionar com segurança e conscientizar a civilização que um mundo sustentável é prioridade hoje e nas gerações futuras. A sustentabilidade é de suma importância em qualquer planejamento ambiental, sabemos que sem ela seria impossível dar andamento nas questões ambientais, e que os recursos naturais não são infinitos, por isso devemos proteger e recuperar o meio ambiente.
O saneamento básico de um município deve proporcionar higiene para seus habitantes. Entre os procedimentos do saneamento básico, podemos citar: tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos e materiais (através da reciclagem).
2ª Etapa – Política Nacional do Meio ambiente
Em uma área verde onde vai ser construído um empreendimento, é preciso antes haver um licenciamento legal do órgão responsável, para estabelecer algumas regras antes de construir este imóvel, o empreendedor deve buscar o licenciamento ambiental desde as etapas iniciais de seu projeto até o final do mesmo. Este licenciamento ambiental é importante por que licencia a localização, instalação, ampliação dos negócios, conscientiza sobre o uso abusivo dos recursos naturais sem que haja