GESTÃO DO CUSTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA
Atualmente, grande parte das empresas estão se preocupando cada vez mais com os custos, tanto os Diretos quanto os Indiretos. Não que antes não havia essa preocupação, mas no passado, quando se falava em custos, estes apenas tinham representatividade como mais um item da cadeia administrativa, pois a única idéia tida pelas empresas era que quanto mais se produz, mais lucro é gerado. Essa concepção não era diferente na área agrícola, pois entendia-se como lucro uma grande produção, ou uma grande safra, mas não era levado em consideração o alto custo dessa elevada produção. A partir do momento em que o proprietário da lavoura tem noção do seu custo agrícola, isso começa a mudar.
Com o passar do tempo, através de muitos estudos, as empresas começam a tomar conhecimento de que o tão esperado lucro não se faz só por meio da maior produção, mas sim, da melhor maneira com que os custos são direcionados.
O objetivo desta pesquisa é fornecer ao produtor rural uma visão mais ampla do seu trabalho no que se refere aos aspectos de custos e controle, e também orientar o empresário rural, através das demonstrações contábeis e gerenciais, dados eficientes e eficazes para tomadas de decisões, quais também podem ser utilizados para redução dos custos e maximização dos lucros.
Para melhor demonstrar a importância da gestão de custo da produção agrícola, tomamos como base uma empresa rural. Buscamos identificar as diferenças dentre a produção que vinha sendo direcionada com custos tomados de maneira corriqueira, ou seja, sem nenhum tipo de acompanhamento de custos e como ela se comportou a partir do momento em que o proprietário começou a ter idéia da necessidade e do benefício que o controle de custos trouxe a propriedade no ponto de vista de produção.
2. REVISÃO DE LITERATURA
2.1. Conceito de Contabilidade de Custo
Para melhor definirmos o que vem a ser Contabilidade de custos, podemos dizer que são todos os meios de identificar, controlar as