Gestão de Transportes
CENTRO SOCIOECONÔMICO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Disciplina: CAD 7220 – Logística e Cadeia de Suprimento
1. GESTÃO DE TRANSPORTES
A gestão de transporte é um serviço que objetiva disponibilizar produtos ou bens a sociedade de forma rápida suprindo suas necessidades. Sendo assim a atividade responsável pelos fluxos de matéria-prima e produto acabado entre os elos da cadeia logística, logo parte essencial de um sistema logístico Ghisi et al (2004).
De acordo com Guereschi (2012, p.12) com o avanço da tecnologia o acesso aos produtos e bens aumentou, desde modo também aumentou a necessidade de ter mais meios de transportes para suprir tanta demanda, pois o transporte é o principal componente da atual realidade da globalização. Diante disto Guereschi (2012) conclui que hoje os benefícios de ter uma boa logística de transporte esta cada vez mais competitiva. Visto que há custos envolvidos no processo e o melhor gerenciamento dessas despesas faz com que a empresa esteja à frente de outras, logo trazendo benefícios que auxiliem tanto a empresa quanto o cliente para o crescimento e satisfação de ambos.
1.1 Elementos e Indicadores da Gestão de Transportes
Para Marques (2002, apud GHISI et al, 2004, p.3) um bom gerenciamento de transportes, segundo Marques (2002), pode garantir
a) Redução de custos e/ou uso mais racional dos ativos;
b) Garantia de bom nível de serviço para os clientes, pelo aumento da disponibilidade de produtos e reduções nos tempos de entrega, entre outros benefícios.
Para Eugênio et al (2012, p.8) os objetivos do gerenciamento do transporte são:
a) Garantir que os recursos estejam disponíveis para satisfazer os níveis planejados da empresa;
b) Satisfazer as movimentações diárias de produtos;
c) Planejar e monitorar todos os recursos para fornecer um serviço custo-eficaz.
No gerenciamento de transporte existem aspectos estratégicos e operacionais que devem ter a atenção de coordenadores de