Gestão de Transportes
Segundo Paulo Nazário (2009, p. 126):
O transporte é uma das principais funções logísticas. Além de representar a maior parcela dos custos logísticos na maioria das organizações, tem papel fundamental no desempenho de diversas dimensões do Serviço ao Cliente.
Já para Pacheco (2004, p. 50): “O transporte na logística tem fundamental importância por ser responsável, em média, por 60 % das operações e representar cerca de dois terços dos custos logísticos.”.
Ainda hoje o transporte é uma atividade de grande importância na logística, mas cabe resaltar que logística não se resume apenas nessa atividade.
Dentro da cadeia logística empresarial encontram-se etapas que estão relacionadas à armazenagem e transporte de produtos tanto na área interna da empresa como externamente à empresa.
Transporte Interno:
Transporte interno nada mais é que a movimentação de materiais dentro da empresa.
Segundo Bowerson, Closs, Cooper, (2007, p. 32): Dentro do armazém, o manuseio de materiais é uma atividade importante. Os produtos devem ser recebidos, movimentados, armazenados, classificados e montados para atender as exigências do pedido do cliente.
Transporte Externo:
O transporte Externo é a movimentação de materiais a destinos específicos.
Segundo Bowersox, Closs, Cooper (2007, p.32): “Seja na forma de materiais, componentes, produtos inacabados ou acabados, o valor básico fornecido pelos transportes é movimentar o estoque para destinos específicos.”.
Os cincos modais de transporte básicos utilizados pela logística são:
Ferroviário
(http://www.logisticadescomplicada.com/modal-ferroviario-a-saida/) 18:18 8/12/13
O transporte ferroviário é realizado sobre linhas férreas para transportar pessoas e mercadorias. As mercadorias transportadas por esse modal são de baixo valor agregado e em grandes quantidades. Geralmente essas mercadorias são minério, carvão, produtos agrícolas, derivados de petróleo entre outros.
Apesar de