gestão de stock
Definição de Stock Stock é o conjunto de unidades de cada artigo que permite satisfazer uma necessidade futura de consumo.
Funções de Stock
• Os stocks desempenham o papel de amortecedores entre as compras e as vendas, entre as compras e a produção e também entre a produção e as vendas.
• Constituir stocks com finalidade especulativa, isto é comprar a preços baixos para revender ou utilizar quando os preços subirem.
• Evitar compras frequentes em pequenas quantidades.
• Obter reduções de preços por compras de grandes quantidade.
Gráficos de Evolução de Stocks A evolução dos stocks (movimento das existências) pode ser expressa pelo gráfico de dentes de serra, que relaciona as entradas e as saídas dos artigos com ao tempo.
Stock global = normal (activo+reserva)+segurança+afectado
Stock médio = média de todas existências calculadas entre duas recepções de artigos Gráfico de movimentação real do stock
Serve de auxilio no controlo de entradas e saidas de stock no armazem, também pode servir de um ponto de partida para se fazer certos ajustes a nivel do mesmo dependendo da situação em que se encontre podendo ser agradavel ou não, em termos de satisfação dos serviços.
Métodos de previsão dos consumos (ou vendas)
Estes métodos baseiam-se no levantamento estatístico de valores verificados (histórico), e na detreminação da recta da tendência desses valores. Essa tendência, uma vez extrapolada indica qual é previsão desses valores para um período próximo de tempo.A previsão acompanha a gestão empresarial, nomeadamente a gestão de stocks.
Pressupostos para uma boa previsão:
– Conhecimento do ambiente e sua evolução a curto prazo, médio e longo prazo;
– Conhecimento do produtos e do seu ciclo de vida.
– Conhecimento da empresa e da sua política de distribuição
Métodos de previsão mais vulgarizados: o das médias aritméticas, o dos mínimos quadrados e o das médias móveis. Mas importa-me demostrar o cálculo da