Gestao de stocks
A função aprovisionamento compreende o conjunto de operações que permitem pôr à disposição da empresa em tempo oportuno, na quantidade e na qualidade definidas, todos os recursos materiais e serviços necessários ao seu funcionamento, ao menor custo.
Para levar a bom termo o conjunto destas operações, é necessário, antes de mais, definir de forma precisa as necessidades :
• Em qualidade (especificações/requisitos);
• Em quantidade (económica);
• Em prazo (útil).
Para satisfazer aquelas necessidades, nas melhores condições, deve efetuar-se a pesquisa sistemática das possibilidades oferecidas pelo mercado.
Convém, no entanto, que essa pesquisa seja feita em tempo oportuno, isto é, que os fornecedores sejam selecionados criteriosa e antecipadamente (antes da necessidade imediata ocorrer) e que com eles sejam estabelecidos contratos que ofereçam vantagens para as partes.
GESTÃO DE STOCKS
Gerir os stocks - ou os inventários - é uma questão que é frequentemente negligenciada nas empresas industriais e mesmo comerciais. No entanto, esta é uma questão fundamental já que uma boa gestão de stocks pode fazer a diferença entre a viabilidade da empresa e sérias dificuldades financeiras. Gestão de Stocks
Gestão de stocks é uma área crucial indispensável à administração das empresas, pois o desempenho nesta área tem reflexos imediatos nos resultados comerciais e financeiros da empresa.
Um inventário (stock) é uma reserva de materiais para facilitar a produção ou satisfazer a procura pelos clientes.
Os inventários incluem:
- Matérias-primas e componentes
- Produtos em vias de fabrico
- Produtos finais
Objetivos Gestão de Stocks
O objetivo da gestão de stocks envolve a determinação de três decisões principais: quanto encomendar;
quando encomendar;
quantidade de stock de segurança que se deve manter para que cada artigo assegure um nível de serviço satisfatório para o