Renascimento
“Renascimento: a revolução cultural que fundou nosso mundo moderno”
“O renascimento constitui uma das mais fascinantes aventuras intelectuais da humanidade”
A partir do século XV, o comércio e a variedade dos produtos consumidos na Europa aumentaram em decorrência do contato mercantil com a Asia e as conquistas marítimas. Muitos burgueses enriqueceram e começaram a investir na produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos, escritores, entre outros, ajudando no desenvolvimento cientifico, cultural e artístico. Na área cientifica, destacaram-se os estudos de astronomia. As invenções e desenvolvimento de instrumentos iniciaram a era moderna e o ser humano passou a ser valorizado por seu conhecimento, inteligência e dom artístico. O Renascimento é considerado o marco inicial da era moderna. Esse movimento estimulou a vida urbana e o surgimento de um novo homem, cujo valor não se apóia mais no nome da família mas no prestigio adquirido por seu próprio esforço e talento, contribuindo para o enriquecimento do ambiente cultural. O desenvolvimento da matemática e do método experimental propiciam o surgimento das bases da ciência moderna. A filosofia desenvolveu-se; surgiram as primeiras gramáticas das línguas modernas. O pensamento da época nutria-se da filosofia grega e das realizações artísticas. O Renascimento abriu novas portas para um mundo que, ate então, era pouco explorado, que fez a humanidade se desenvolver e deu inicio uma nova fase.
b) Explique as características artísticas do Renascimento e a importancia de Brunelleschi neste momento. Cite 6 artistas importante do período.
- Resgate da estética da cultura greco-romana, principalmente a busca da perfeição na elaboração de esculturas e pinturas;
- Antropocentrismo: valorização das capacidades artísticas e intelectuais dos seres humanos;
- Valorização da ciência e da razão, buscando explicações racionais para os eventos naturais e