Gestão de riscos
Técnicas de Análises de Riscos
Trabalho desenvolvido como requisito de avaliação da disciplina Gestão de Riscos do curso de Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade Feevale.
9 de Novembro de 2.012
SUMÁRIO
1. Introdução 3 2. O risco 3 3. Fatores críticos 4 4. Implementação 4 5. Foto da atividade laboral 5 6. Descritivo técnico da atividade laboral 5 7. FMEA 11 8. Análise Preliminar de Riscos – APR 16 9. HAZOP 19 10. IF 23 11. SFD 25 12. 5W2H 27 13. Conclusão 28 14. Bibliografia 28
1. Introdução
A gestão de risco é um processo no qual são analisados os riscos inerentes as atividades, visando o equilíbrio apropriado entre o reconhecimento de oportunidades e ganhos e a redução de perdas. Passando a ser elemento central na gestão da estratégia da organização. A identificação e tratamento dos riscos possibilitam à organização maior sustentabilidade nas suas atividades.
Não basta aplicar a estratégia de análise e tratamento dos riscos em momentos isolados na organização, este processo deve ser contínuo e deve estar em constante desenvolvimento. Uma vez que os riscos estão sempre presentes nas atividades, mesmo quando identificados, o que é possível fazer é o controle metódico destes riscos, podem ter sua origem nas atividades passadas, presentes e, em especial, futuras de uma organização. Deve-se ainda, estar integrada à cultura da organização com uma política eficaz, traduzindo a estratégia em objetivos táticos e operacionais, com a atribuição de responsabilidades na gestão dos riscos por toda a organização, como parte integrante da respectiva descrição de funções.
Back (2011) afirma que a gestão de riscos protege a organização agregando valor, uma vez que viabiliza na organização, uma estrutura que lhe permite desenvolver atividades adequadas e controladas. Desta forma, as tomadas de decisões, o planejamento e a definição de prioridades acabam tendo uma melhor qualidade e