Gestão de rh
Este trabalho tem por objetivo demonstrar a efetividade de um delineamento do processo de recrutamento e seleção nas organizações, em especifico delinear este processo para as organizações públicas que de maneira indireta venham a necessitar de um cabedal de instruções coerentes e normatizadas para o recrutamento e seleção de seu efetivo humano em consonância com as especificações das funções desejadas. Diante do exposto tomou-se como referencial para análise o Hemocentro Regional de Uberlândia, o qual faz parte da rede estadual denominada Hemominas.
Palavras chaves: organizações, recrutamento, seleção, efetivo humano.
1) Introdução
As organizações cada vez mais se modernizam em busca da excelência de seus processos e do resultado positivo, seja ele monetário ou em qualidade de serviço oferecido à sociedade como no caso das instituições públicas.
Entretanto para atingir objetivos cada vez mais complexos o capital humano é essencial e de importância vital para qualquer organização, seu negligenciamento pode e com certeza levará qualquer organização à bancarrota.
Diante disto, a efetivação de um processo coordenado de recrutamento e seleção de pessoal para qualquer organização deve ser condição sine qua non, no intuito de minimizar o impacto de aquisição de quadro humano fora das solicitações e qualificações especificas de cada função e ou processo.
No caso da Fundação Hemominas não poderia ser diferente, muito embora seja uma organização pública sem fins lucrativos, o objetivo final é a oferta de seus produtos e serviços com qualidade, rapidez e eficiência.
Isto se dará de maneira mais efetiva quando o quadro humano for devidamente qualificado e sua reposição seja efetivada dentro das especificações inerentes a cada função e seguindo diretrizes modernas de recrutamento e seleção.
Assim o objetivo deste trabalho é demonstrar os caminhos corretos para o delineamento de um processo de