Gestão de RH
/
Como evitar acidentes na área metalurgica
Como evitar acidentes no local de trabalho no setor metalúrgico
O setor metalúrgico é o que registra o maior número de acidentes de trabalho.
Fatores como, o ruído, a utilização de máquinas e ferramentas e a exposição a produtos químicos, caraterizam esta categoria como de risco.
A má organização do trabalho aumenta substancialmente os riscos de acidente. Profissionais que trabalham em tarefas fora da sua especialidade ou profissionais mal preparados são alvos mais expostos a acidentes.
Este artigo pretende analisar os perigos a que os trabalhadores deste setor estão expostos e estudar medidas para os minimizar ou anular.
Dificuldade
Fácil
Instruções
1. 1
Ambiente de trabalho
O primeiro passo para a prevenção do acidente é a monotorização de parâmetros ambientais no local de trabalho, tais como:
- Ruído
- Iluminação
- Conforto térmico
- Exposição a produtos químicos
2. 2
Em relação ao ruído, existem vários mecanismos que permitem reduzir os níveis de som, para além disso, a empresa empregadora deve implementar a obrigatoriedade do uso de auscultadores ou "abafadores".
3. 3
A iluminação deve ser adequada, para que o trabalhador possa ter a visibilidade necessária à execução das suas tarefas em segurança.
4. 4
Aos trabalhadores que trabalham com fornos, deve ser dada especial atenção ao perigo de desidratação e às queimaduras. Uma boa ventilação do posto de trabalho e vestuário de proteção adequado são obrigatórios.
5. 5
Exposição a produtos tóxicos
Algumas tarefas realizadas pelo trabalhador metalúrgico, obrigam ao contato com produtos químicos perigosos. Trabalhos como a soldadura, libertam gases que, ao ser inalados, podem provocar intoxicações graves, a curto ou longo prazo.
Recomenda-se o uso de máscara de proteção para o nariz, óculos ou máscara para proteger os olhos (indicada para soldadura) e luvas de proteção para as