Gestão de Resíduos
De acordo com essa hierarquia, a prevenção de resíduos, ou redução, encontra-se no topo, logo é o fator mais importante. É seguida da reutilização, da reciclagem e por fim, da recuperação, sendo o aterro a última opção sugerida para a destinação dos resíduos sólidos.
A redução, principalmente, deve ser aplicada ao nosso cotidiano, através da adoção de métodos que diminuam o desperdício ou ainda adquirindo bens de consumo mais duradouros.
Tendo em vista o vídeo sobre os resíduos eletrônicos. É possível conciliar o avanço tecnológico, o aumento da produtividade das industrias e o consumo com o desenvolvimento sustentável? Justifique.
“Desenvolvimento sustentável é progredir sem diminuir as perspectivas das gerações futuras”. As necessidades do homem são ilimitadas, enquanto os recursos naturais são limitados.
Conciliar meio ambiente e desenvolvimento econômico requer planejamento, e não atraso econômico como afirmam algumas pessoas contra. Devemos preservar para que os recursos passem de uma geração a outra e que estas, também tenham condições de sobreviver no futuro. Pois como podemos querer que as nossas futuras gerações sobrevivam sem água. Não devemos, entretanto querer sacrificar o desenvolvimento dos países, alegando que o meio ambiente é único e intocável. Deve haver um equilíbrio para que não cheguemos ao extremo de algumas civilizações passadas que tudo destruíram. Esse equilíbrio deve estar presente tanto na área rural quanto na área urbana.
Isso tudo somente será resolvido com medidas educativas, e com a conscientização de todos os países quanto à preservação do meio ambiente, e quando todos tomarem consciência de que a miséria também é um problema mundial que facilita a degradação do meio ambiente.
A responsabilidade pelos resíduos sólidos urbanos é