Gestão de Resíduos
Ambiente
A gestão de resíduos engloba um conjunto de atividades de carácter técnico, administrativo e financeiro necessárias à deposição, recolha, transporte, tratamento, valorização e eliminação dos resíduos, incluindo o planeamento e a fiscalização dessas operações. Este trabalho aborda os diferentes tipos de resíduos produzidos em diferentes sectores de atividade.
Esses resíduos podem ser classificados em:
Resíduos Urbanos
Resíduos Industriais
Resíduos Hospitalares
Resíduos Agrícolas
Em relação á sua composição, os resíduos podem também ser considerados Perigosos ou Não Perigosos.
O que são Resíduos?
Os resíduos são materiais provenientes da atividade humana e animal, normalmente sólidos, que são considerados inúteis e indesejáveis.
Resíduos Urbanos Os resíduos urbanos são resíduos provenientes de habitações, bem como outro resíduo que, pela sua natureza ou composição, seja semelhante ao resíduo proveniente de habitações
Assim, são considerados resíduos urbanos os resíduos produzidos: pelos agregados familiares (resíduos domésticos) por pequenos produtores de resíduos semelhantes (produção diária inferior a 1.100 l) por grandes produtores de resíduos semelhantes (produção diária igual ou superior a 1.100 l)
Podem também ser classificados como resíduos urbanos os Resíduos de Embalagens desde que sejam provenientes dos agregados familiares (resíduos domésticos) ou semelhantes a estes, provenientes dos sectores dos serviços, indústria ou estabelecimentos comerciais.
São também considerados resíduos urbanos:
Pilhas portáteis
Resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos
Óleos alimentares usados
Resíduos Perigosos
Os resíduos perigosos são produzidos essencialmente no sector industrial, mas também na saúde, na agricultura, no comércio, nos serviços e até nas casas dos cidadãos comuns. Devido à sua perigosidade quer para o Homem quer para o meio ambiente, deve ser