Gestão de resíduos sólidos
CURSO TÉCNICO SEGURANÇA DO TRABALHO
JOSÉ CARLOS PINHEIRO JR
LILIENE ARAUJO
LUZIA SORES DA CRUZ
NOEZÍLIOFRANCISCO PASSOS
ROSIVANIA BARROS
WESLEY NASCIMENTO
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E OU AMBIENTAIS
Luis Eduardo Magalhães - BA
2012
JOSÉ CARLOS PINHEIRO JR
LILIENE ARAUJO
LUZIA SORES DA CRUZ
NOEZÍLIOFRANCISCO PASSOS
ROSIVANIA BARROS
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E OU AMBIENTAIS
Trabalho apresentado ao Instituto Educacional do Oeste Baiano, Curso Técnico Segurança do Trabalho para obtenção de nota parcial na Disciplina Biossegurança sob orientação do Professor Dener B. Temponi.
Luis Eduardo Magalhães - BA
2012
OBJETIVO GERAL DO TRABALHO
O objetivo deste trabalho é se enquadrar na perspectiva de ser uma ferramenta útil para a capacitação de todos aqueles que lidam com os resíduos sólidos, dentro do enfoque do Gerenciamento Integrado, e suficientemente flexível para que, a partir do conhecimento das diversas formas de "como fazer", se possa escolher a que melhor se adeqüe às condições de nossa cidade.
Um dos objetivos do serviço de limpeza dos logradouros é evitar prejuízo ao turismo. Essa afirmativa se faz não só em função das questões estéticas associadas às atividades de limpeza urbana, mas também dos aspectos ambientais e de saúde pública ligada à disposição final dos resíduos. A imagem da cidade visitada pelo turista será mais positiva quanto mais limpa esse espaço urbano ele encontrar.
Além da preocupação com a manutenção da limpeza dos logradouros, há que se considerar a sazonalidade de visitantes. Geralmente essas cidades recebem um fluxo maior de visitantes durante eventos ou festividades e, sobretudo nos meses de férias escolares. Isso demanda um reforço nas atividades de rotina e intensifica a necessidade do planejamento e dos serviços. Ou seja, o gerenciamento dos serviços de limpeza urbana solicitará total integração com os acontecimentos externos ao setor, bem como