Gestão de residuos
Gestão de resíduos
Bárbara Sofia Ferreira Monteiro
Tecnologia Mecânica
Turma: 58001
Nº4
* Introdução
Este trabalho sobre a Gestão de Resíduos foi-nos proposto pelo professor e cada aluno tem que o elaborar individualmente.
Para a sua realização fiz um trabalho prévio, mais concretamente, pesquisei na internet dados sobre esta temática com o intuito de o realizar o mais completo possível.
Neste irei abordar e desenvolver os seguintes itens: * Noção de Gestão de resíduos, * Planeamento e Gestão de Resíduos, * Resíduos Urbanos, * Resíduos Sectoriais: - Resíduos Industriais, - Resíduos Hospitalares, - Resíduos Agrícolas
* Caracterização da Perigosidade dos Resíduos
*
* Desenvolvimento
Gestão de Resíduos
A Política de Resíduos baseia-se em objetivos e estratégias que têm como finalidade garantir a preservação dos recursos naturais e a minimização dos impactos negativos sobre a saúde pública e o ambiente.
Para o prosseguimento destes objetivos importa incentivar à redução da produção dos resíduos e a sua reutilização e reciclagem. Em grande medida, tal passa pela promoção da identificação, conceção e adoção de produtos e tecnologias mais limpas e de materiais recicláveis.
Para além da prevenção, importa ainda promover e desenvolver sistemas integrados de recolha, tratamento, valorização e destino final de resíduos por fileira (p.ex., óleos usados, solventes, têxteis, plásticos e matéria orgânica).
O Planeamento e Gestão de Resíduos, englobando todas as tipologias de resíduos e as diversas origens, constituem o objetivo das políticas neste domínio do Ambiente, assumindo ainda papel de relevo de carácter transversal pela incidência na Preservação dos Recursos Naturais, e em outras Estratégias Ambientais.
O Decreto-Lei n.º 73/2011, de 17 de Junho, que estabelece a terceira alteração do Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de Setembro e transpõe a Diretiva n.º 2008/98/CE do Parlamento Europeu