Gestão de redes e internet
Proporcionar ao aluno uma visão mais abrangente sobre a importância de Redes de Computadores. Essa atividade avaliativa é composta por três questões e todas devem ser respondidas.
1. Qual a diferença entre um HUB e um SWITCH? O hub é um dispositivo que tem a função de interligar os computadores de uma rede local. Sua forma de trabalho é a mais simples se comparado ao switch e ao roteador: o hub recebe dados vindos de um computador e os transmite às outras máquinas. No momento em que isso ocorre, nenhum outro computador consegue enviar sinal. Sua liberação acontece após o sinal anterior ter sido completamente distribuído.
O switch é um aparelho muito semelhante ao hub, mas tem uma grande diferença: os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino. Isso porque os switchs criam uma espécie de canal de comunicação exclusiva entre a origem e o destino. Dessa forma, a rede não fica "presa" a um único computador no envio de informações. Isso aumenta o desempenho da rede já que a comunicação está sempre disponível, exceto quando dois ou mais computadores tentam enviar dados simultaneamente à mesma máquina. Essa característica também diminui a ocorrência de erros (colisões de pacotes, por exemplo)
2. De acordo com o material e o que foi visto em aula, qual é a diferença entre um SWITCH e um ROTEADOR? Eles sabem para quem estão enviando as informações? - O switch é um hub que funciona em nível lógico, ou seja, em vez de ser um repetidor é uma ponte. O switch funciona como um ponto central que redistribui os sinais encaminhando-os apenas aos pontos de destino corretos, ao invés de encaminhar os pacotes para todas as estações conectadas a ele.
- O papel fundamental do roteador é escolher um caminho para os pacotes de rede chegarem até seu destino. Como citado anteriormente, em uma rede existem diversos caminhos que interligam dois pontos, e encontrar o melhor caminho é tarefa crítica para o