Gestão de recursos patrimoniais
O QUE SE ENTENDE POR GESTÃO?
Esse é mais um daqueles termos que convivemos, aprendemos a entender, mas vamos defini-lo um pouco melhor. Gestão é sinônimo de Administração, então quando estamos falando de “Gestão de Empresas” seria o mesmo que dizer Administração de Negócios, o mesmo se refere a Gestão de Marcas = Administração de Marcas e outros empregos da palavra Gestão.
Gerir, assim como administrar, tem a ver com todo o controle e ações propostas envolvendo um conjunto que pode envolver pessoas, empresa, produtos, serviços, clientes. Gerir é conseguir controlar com eficiência, ou busca-se isso.
E O QUE SE ENTENDE POR RECURSOS PATRIMONIAIS?
Origem dos Recursos No desempenho de suas atividades, as pessoas jurídicas podem contar com recursos provenientes de duas origens ou fontes: 1 - recursos próprios; 2 - recursos de terceiros.
RECURSOS PRÓPRIOS
A constituição de uma sociedade se dá por meio de recursos fornecidos pelos sócios para a formação do patrimônio da pessoa jurídica. Trata-se do capital social inicial, que representa recursos próprios.
EXEMPLIFICANDO ...
Recursos próprios:
Registrados no ativo ( dinheiro em caixa,no banco,estes com liquidez imediata) Contas a receber ( estes já com uma liquidez a curto ou longo prazo)
RECURSOS DE TERCEIROS
No decorrer de suas operações, a empresa utiliza recursos de terceiros, oriundos de empréstimos e financiamentos, aceite ou emissão de títulos de crédito representativos de dívidas, salários a pagar, tributos e contribuições a pagar etc.
EXEMPLIFICANDO ...
Recursos de terceiros: São registrados no passivo empréstimos( para compra de matéria prima, produtos acabados. compras a prazo).
RECURSOS PATRIMONIAIS
Em busca de maior eficiência administrativa, a direção das empresas estão constantemente avaliando opções. No nosso campo de estudo, as decisões mais comuns são sobre temas como: comprar ou alugar o imóvel que vai abrigar uma filial e estoque?