Gestão de Recursos Materiais
ATIVIDADE SUPERVISIONADA DE
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS
RESENHA SOBRE OS PRINCIPAIS PONTOS DA MATÉRIA
Novembro – 2012
Rio de Janeiro – Brasil
Introdução
Não há como uma empresa funcionar sem a existência de recursos, sejam eles financeiros, humanos ou materiais. A Administração de Materiais foca a sua atenção sobre este último, seja no que diz respeito aos insumos ou aos bens indispensáveis no processo de produção. Com a crescente concorrência existente por uma participação no mercado consumidor, as empresas buscam identificar formas de melhorar seus desempenhos, encontrando maneiras diferentes de obterem vantagens competitivas. Uma das formas de se obter uma vantagem é através de uma boa gestão dos recursos materiais e patrimoniais. A Administração de Recursos Materiais engloba a sequência de operações que tem início na identificação do fornecedor, na compra do bem ou serviço, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento (armazenagem), em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final.
A proposta deste trabalho consiste em elaborar uma resenha sobre os principais pontos da matéria de Gestão de Recursos Matérias, aprendidos ao longo do semestre eletivo.
Gestão de Recursos Materiais
Gestão de Recursos Materiais é um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, com o objetivo de suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho de suas respectivas funções. A Gestão de Recursos Matérias visa à garantia contínua de um estoque, organizado de modo à nunca faltar nenhum dos itens que o compõe.
Em um significado mais prático, a gestão de materiais verifica requisições, provê a disponibilidade, determina os níveis de valor e preços, e controla o fluxo dos materiais, desde o início do desenvolvimento das necessidades da produção