Gestao de Recursos Materiais
Resumo
A gestão de estoques é um assunto vital e, freqüentemente, absorve parte substancial do orçamento operacional de uma organização. Como eles não agregam valores aos produtos, quanto menor o nível de estoques com que um sistema produtivo conseguir trabalhar, mais eficiente será.
A eficiência na sua administração poderá criar a diferença com os concorrentes, melhorando a qualidade, reduzindo os tempos, diminuindo os custos entre outros fatores, oferecendo, assim, uma vantagem competitiva para a própria empresa.
É fundamental que as empresas diminuam, ao mínimo, a quantidade de estoques na cadeia de suprimentos, a fim de obter uma racionalização nos custos de armazenagem e respectiva manutenção.
Gestão de estoques: dependendo do setor em que a empresa atua e da sazonalidade, é necessário um nível mínimo de estoque que aja como amortecedor entre oferta e demanda.
• Armazenagem: envolve as questões relativas ao espaço necessário para estocagem dos produtos.
• Manuseio de materiais: refere-se à movimentação dos produtos no local de armazenagem.
• Embalagem de proteção: sua finalidade é proteger o produto.
• Programação de produtos: compreende programar, quando da necessidade de produção e seus respectivos itens da lista de materiais.
• Manutenção de informação: exige uma base de dados para o planejamento e o controle da logística.
2. Administração de estoques
2.1. Administração de materiais na empresa
A administração de materiais na empresa é um conjunto de atividades com a finalidade de assegurar o suprimento de materiais necessários ao funcionamento da organização, no tempo correto, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo melhor preço.
Antes do tempo correto, ocasiona estoques altos, acima da necessidade da empresa.
Após o tempo correto, ocasiona falta de material para o atendimento das necessidades.
Além da quantidade necessária, representa imobilizações em estoque ocioso.
Sem atributos de