Gestão recursos materiais
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAS
Alunos : Cleisson – Glauber – Kevin – Ricardo – Thiago Henrique
Prof : Antonio Carlos Portela
04/03/2013
INTRODUÇÃO
A analise desse trabalho vai nos mostra uma visão de como podemos ter um controle de estoque adequado e garantir assim um resultado favorável em vários pontos. Podemos ver em vários pontos do trabalho características que direcionam produtos, cargas e estoques para uma armazenagem correta sem danificações e sem prejuízos, dessa forma o que podemos perceber também e a forma clara que podemos utilizar nossos estoques de uma maneira eficiente e eficaz.
ARMAZENAGEM
As firmas realmente necessitam de espaço físico para estocagem ? De acordo com Ballou(1993), se as demandas pelos produtos da empresa forem conhecidas com exatidão e se as mercadorias puderem ser fornecidas instantaneamente, em teoria não haveria necessidade de manter um espaço físico para estoque. Entretanto, geralmente a demanda não pode ser prevista precisamente. Para que a coordenação entre oferta e demanda fosse perfeita o tempo de resposta da produção deveria ser instantâneo e o transporte 100% confiável com tempo de entrega quase zero. Isso é quase impossível em operações reais e por isso as empresas usam estoques para melhor coordenação entre oferta e demanda.
Para isso pode-se usar os centros de distribuição avançados que são típicos de centros de distribuição escalonados, em que o estoque é posicionado em vários elos de uma cadeia de suprimentos. Segundo Fleury, Wanke e Figueiredo (2000), seu objetivo é permitir rápido atendimento as necessidades dos clientes de determinada área geográfica distante dos centros produtores.
Segundo Ballou(1993) existem quatro razões básicas para uma organização utilizar espaço físico de armazenagem. Elas são:
Reduzir custos de transportes e produção – reduzir custos de transportes pela compensação nos custos