Gestão de projetos
Gestão de Projetos Capítulo 2 Ciclo de vida do projeto e do produto
Prof: Adriano Miranda
Agosto de 2012
Ciclo de vida do projeto
Consiste nas fases do mesmo que geralmente são seqüenciais e que às vezes se sobrepõem. Pode ser definido ou moldado de acordo com aspectos exclusivos da organização, ou tecnologia empregada. Todos os projetos têm um início e um fim definidos. As entregas e atividades específicas conduzidas neste ínterim poderão variar muito de acordo com o projeto. Oferece uma estrutura básica para o gerenciamento do projeto, independentemente do trabalho específico envolvido.
Ciclo de vida do projeto Características
Fase: Etapa a ser executada
Um projeto é composto por fases Determina se o projeto deve passar para a próxima fase Os produtos gerados em cada fase devem ser tangíveis e de fácil identificação
A conclusão de cada fase
Detecta e corrige eventuais erros a custos aceitáveis
Ciclo de vida do projeto
Os projetos variam em tamanho e complexidade. Não importa se grandes ou pequenos, simples ou complexos, todos os projetos podem ser mapeados para a estrutura de ciclo de vida a seguir: Início do projeto; Organização e preparação; Execução do trabalho do projeto Encerramento do projeto.
Ciclo de vida do projeto
Dentro do contexto da estrutura genérica do ciclo de vida, um gerente de projetos pode determinar a necessidade de um controle mais eficaz sobre certas entregas.
Projetos grandes e complexos em particular podem requerer um nível adicional de controle.
Nestes casos, o trabalho realizado para atingir os objetivos do projeto pode se beneficiar com a divisão formal em fases.
Ciclo de vida do projeto
Os níveis de custo e de pessoal são baixos no início, atingem um valor máximo enquanto o projeto é executado e caem rapidamente conforme o projeto é finalizado
Ciclo de vida do projeto
Fonte: PMBOK 4ª edição
Ciclo de vida do projeto
A influência