Gestão de projetos
SUMÁRIO 1 1. INTRUDUÇÃO 2 2. O QUE É PROJETO 3 3. AS CARACTERÍSTICAS DE UM PROJETO 3 4. VARIÁVEIS DO PROJETO 4 4.1. TEMPO 4 4.2. CUSTO 4 4.3. QUALIDADE 5 4.4. ESCOPO 5 5. O QUE É GERENCIAMENTO DE PROJETOS 5 6. ESCRITÓRIO DE PROJETOS 6 7. GERÊNCIA DE PROJETOS 6 8. A FUNÇÃO DO GERENTE DE PROJETOS 6 9. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 7 9.1. ESTRUTURA FUNCIONAL 7 9.2. ESTRUTURA MATRICIAL FRACA 7 9.3. ESTRUTURA MATRICILA FORTE 8 10. PROCESSO DE GERÊNCIAMENTO PDCA 9 CONCLUSÃO 11 BIBLIOGRAFIA 12
1. INTRUDUÇÃO
Atualmente, devido ao grande crescimento das empresas, foi necessário adotar técnicas avançadas de tecnologia, como automação, informatização e outros caminhos correlatos do mundo da informática. Porém, antes mesmo de aplicar esses tipos de ferramentas dentro da empresa, se faz imprescindível o uso de projetos bem elaborados para garantir realmente que a implementação gerará benefícios para a empresa ao invés de prejuízos e atraso.
Este documento contém detalhes de informações e explicações de processos de um projeto, informando por passos desde o início da documentação até a obtenção do serviço ou produto desejado.
2. O QUE É PROJETO
Um projeto pode ser simplesmente definido como um esforço ou empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto ou serviço exclusivo.
Um detalhe interessante em relação ao projeto, é que em momento algum ele será igual a outro. Diversos fatores fazem com que ele se torne único, como tempo, escopo, custo, qualidade e outras variáveis. O produto final gerado pelo projeto pode ter semelhanças, mas nunca serão iguais.
Segundo a ONU (1984), “Projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados”. Esse objetivo citado pode ser definido também como o “produto” ou “serviço”, depende do que é esperado por