Gestão de Projetos
Palavras-chave: eventos esportivos; gerenciamento de escopo; sucesso.
INTRODUÇÃO
Eventos partem de ideias e buscam atrair a atenção do público, sensibilizando-o a partir de planos de ações articulados que se, bem programados, poderão gerar resultados favoráveis. Os gestores esportivos são responsáveis pelo desenvolvimento de eventos esportivos e, por meio das ações planejadas, buscam atingir os objetivos propostos respeitando o custo, tempo e escopo. Este artigo aborda a importância da definição do escopo no desenvolvimento dos eventos esportivos e busca oferecer subsídios para o melhor entendimento das estratégias de desenvolvimento destes eventos com base na seguinte questão de pesquisa: A definição do escopo tem impacto no resultado do evento esportivo?
Com base na questão definida neste estudo e a partir da analise de um determinado evento esportivo, utilizou-se o estudo de caso como estratégia de pesquisa associada à pesquisa bibliográfica.
REFERENCIAL TEÓRICO
Atualmente, os eventos tornaram-se uma importante atividade econômica, esportiva e social surgindo da capacidade de criação do homem (Poit, 2006). Segundo Zitta (2009), eventos partem de ideias e buscam atrair a atenção do público, sensibilizando-o a partir de planos de ações articulados que se, bem programados, poderão gerar resultados favoráveis.
Poit (2006) afirma que evento é um “conjunto de ações profissionais previamente planejadas, que segue uma sequência lógica de preceitos e conceitos administrativos, com o objetivo de alcançar resultados que possam ser qualificados e quantificados junto ao público alvo” (p.19).
Segundo Maximiano (2010), eventos consistem na realização de tarefas ou atividades, sendo que o projeto do evento compreende planejamento, organização e execução de tarefas até que seja alcançado o resultado final, o evento propriamente dito. Define também que “projeto é sequência de atividades