Gestão de Projetos
Projeto Interdisciplinar: Cidades do Futuro.
Nós da turma de 1° Semestre de Engenharia, fomos convocados a elaborar um projeto sobre problemas e soluções para as cidades da Baixada Santista no futuro. Esse projeto tem como objetivo a criação de soluções para problemas que são visíveis nas cidades, e que com a chegada do futuro os mesmos aumentaram mais ainda.
Nosso grupo após algumas reuniões acabou por acatar como um problema nas cidades da redondeza o “TRÂNSITO”, como em pesquisa encontramos em uma reportagem na página de notícia do site G1 o seguinte titulo: “Motoristas enfrentam trânsito lento na chegada ao litoral paulista” que falava a respeito do difícil acesso as cidades da baixada por questão de quantia de automóveis vinda para a localidade, e de poucas vias de acesso.
CONTEXTUALIZAÇÃO
Escolhemos como base para a elaboração de nosso tema a cidade de Guarujá. Por situarmos nela e enfrentarmos esse problema de trânsito diariamente podemos dizer o quanto é difícil a mobilidade em nossa cidade.
Guarujá conhecida como uma cidade turística é visada por muitas pessoas como ponto de passeio e descanso, fazendo assim em feriados e finais de semana muitos turistas migrarem para a cidade, vindo assim com eles milhares de veículos e complicando mais ainda o trânsito.
Um ponto alto nesse problema são as poucas vias de acesso entre as saídas de Vicente de Carvalho e das Rodovias ao centro de Guarujá, como o caminho mais facilitado é o encontro da Av. Santos Dumont com a Av. Puglisi, o trânsito normalmente se congestiona nessa área, causando muito transtornos para a população.
Por ser uma cidade também portuária, o tráfego de caminhões é constante em Guarujá, e com vias desapropriadas para esse tráfego o congestionamento na rua Professor Idalino Pinez conhecida como Rua do Adubo e em um certo trecho da Av. Santos Dumont é bem complicado pois esse é o único acesso que faz a ligação de caminhões entre a