Gestão de Projetos
Como esse ambiente não permite acomodação, as empresas tentam, ao mesmo tempo, andar rápido, andar bem, crescer de forma sustentável e reagir da melhor forma aos desafios e às mudanças que esta complexidade trás à vida das empresas.
Inovar, criar, desenvolver e evoluir o negócio já não é um luxo: é uma necessidade, e isso tudo tem que acontecer junto às coisas naturais do dia a dia de trabalho.
E o que é que projeto tem a ver com isso?
A estrutura, ou a natureza dos projetos atende muito bem a estes desafios modernos.
Projeto é um esforço temporário, com objetivo de criar um produto ou serviço único. Um projeto é, também, uma força tarefa, de energias, recursos, pessoas, afim de chegar a um mesmo fim da forma mais efetiva.
Por que atuar por projetos? (Agilidade / Eficiência / Controle)
Agilidade: Mobilização da equipe – todo mundo alinhado, vendo a mesma coisa.
Eficiencia: Controle dos recursos, melhoria dos processos.
Controle: Dimensionar a gestão em prol do objetivo.
Método da Gestão de Projetos.
A essência do método é evitar os problemas... Bah!
Todos enxergarem da mesma forma e do mesmo ângulo o objetivo final.
É muito difícil seguir o caminho, em um mundo que muda a cada 02 minutos. O importante é adaptar o caminho para seguir o rumo.
Aprender a fazer o projeto é o grande segredo de se evitar que aquele projeto seja executado de uma forma pior no futuro. Os ativos gerados em cada projeto, com a maturidade das equipes envolvidas, fazem com que os processos fiquem cada vez mais enxutos. Trata-se de aprender o que deu certo e comemorar este acerto, e aprender também o que deu errado, evitando isso da próxima vez.
1 – Preparação.
Ter a visão clara do objetivo;
Ter a visão clara dos papéis;