Gestão de projetos
O RELACIONAMENTO FORNECEDOR-CLIENTE NA FILOSOFIA JUST-IN-TIME UM PANORAMA NACIONAL
CURSO: LOGÍSTICA
TURMA: A – NOTURNO
Nome : André Santos da Silva
Profesor : Antonio Carlos
Abril/2006
Respostas:
1- Se baseia em um relacionamento da empresa com seus fornecedores, o Cliente recebe seus produtos somente na necessidade, ou seja, quando e como o mesmo deseja. Tendo assim, uma relação de confiança e parceira onde todos ganham, digamos uma relação ganha-ganha. Proporcionar aumento de produtividade, redução de custos, mais eficácia na garantia de qualidade, eliminação de desperdícios, estreitamento da cadeia de suprimentos, eliminação de estoque.
2- A necessidade de aumentar a produtividade. O sistema JIT nas Empresas Americanas é mais visível em Empresas de grande porte, do que nas de médio e pequeno. Já nas Empresas Brasileiras, não houve uma associação direta entre o porte das Empresas, e o sucesso na implantação da filosofia JIT.
3- No sistema caso a caso, padrão e informal. Conforme percentuais descritos no gráfico:
[pic] Na verdade, o contrato em si não garante o desempenho, atende apenas para possíveis ressarcimentos as partes envolvidas no processo uma vez ocorrido um problema. Na forma informal, pois são Empresas com maior variedade de produtos, com participação acionária em alguns deles , estando neste caso em uma posição de força , privilegiada em relação aos fornecedores. O que de certo modo as fazem sentirem-se mais seguras para transacionar dentro de um esquema mais informal de fornecimento em comparação com as empresas de médio porte.
4- Estimula a redução dos níveis de estoques e facilita o processo de reposição dos materiais comprados, as empresas JIT dispõem de uma técnica, teoricamente de simples aplicação, que é o kanban externo. Na prática industrial