Gestão de Produção
Esta área da administração é responsável por gerir os processos operacionais e produtivos de uma empresa. Há diferença entre operação e produção, geralmente empresas que prestam serviços são de difícil identificação ao contrário das empresas ligadas à atividade industrial.
A industrialização começa a existir na pré-história. A ideia de transformar uma coisa em outra começava a surgir no homem que através do polimento da pedra produzia suas próprias ferramentas. A industrialização são atividades que levam a transformação de um bem em outro melhor, que tenha mais utilidade. Este processo evolui até ocorrer a Revolução Industrial, onde pessoas são trocadas por máquinas. Por uma busca de maior produtividade a indústria aposta em mais tecnologia, passando a produzir mais com menos recursos. Com isso as empresas começam a se planejar melhor, obtendo uma estratégia competitiva dentro do mercado, como: qualidade, produtividade, custo competitivo, inovação, entre outros. Quando se trata de micro e pequenas empresas, sua preocupação é buscar um melhor posicionamento nos mercados mudiais.
Administração da Produção
Área da administração que cuida dos recursos físicos e materiais que realizam o processo produtivo. Seu objetivo é alcançar a eficiência e eficácia com efetividade, sendo seus fatores e recursos:
Insumos – matéria-prima qualificada e mais barata;
Trabalho – mão-de-obra adequada, reciclada e atualizada;
Capital – dinheiro (investimento)
Cada empresa atua em uma ou até mais de uma área econômica específica, essas áreas são chamadas de setores de produção, sendo esses:
O setor primário é o setor da matéria-prima. As empresas atuantes nessa área são responsáveis por colher, retirar, agregar, embalar, empacotar, purificar, ou processar a matéria-prima. Os negócios importantes neste setor incluem agricultura, pesca, mineração, caça e etc
O setor secundário é o setor da produção. A área que consiste na